No passado dia 24 de junho, teve lugar a cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da Eletrificação do troço Tunes – Lagos, com a participação do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
A Infraestruturas de Portugal vai dar início à empreitada de eletrificação do troço da Linha do Algarve com cerca de 45 quilómetros de extensão entre Tunes e Lagos, um grande investimento com apoio de fundos europeus, integrado na modernização da ferrovia na Linha do Algarve.
A obra é desenvolvida no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional – Ferrovia 2020 e envolve o custo de 25,4 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia no âmbito do Programa Operacional COMPETE 2020.
A Modernização da Linha do Algarve é um empreendimento que engloba a Eletrificação, a instalação dos mais modernos Sistemas de Sinalização e de Telecomunicações Ferroviárias, colocação de Sistemas de Informação ao Público em todas as Estações e a supressão de Passagens de Nível.
O projeto de eletrificação da Linha do Algarve será executado em duas empreitadas. A primeira, correspondendo à eletrificação do troço entre Faro/Vila Real de Santo António, está já em desenvolvimento desde novembro de 2021. A segunda, que corresponde à eletrificação do troço entre Tunes/Lagos tem agora início no terreno.
A concretização dos investimentos na Linha do Algarve irá assegurar grandes vantagens ao nível da qualidade do serviço de transporte ferroviário de passageiros em toda a região algarvia.
A eletrificação da Linha do Algarve em toda a sua extensão permitirá a utilização de comboios de tração elétrica, mais modernos e ambientalmente sustentáveis, possibilitando a redução do tempo de percurso dos serviços regionais em 25 minutos na ligação entre Lagos a Vila Real de Santo António.
Ao ser assegurada a operação integral da Linha do Algarve com recurso a material circulante elétrico, permite também às populações algarvias dispor de acesso direto nos serviços de longo curso, sem necessidade de transbordo, ao principal eixo ferroviário nacional que liga o sul ao norte do país, e reduzir o respetivo tempo de percurso entre dez a 25 minutos.
O projeto integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Algarve – Eletrificação”, referente à qual se prevê um financiamento de fundos europeus de 85%.
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Fonte: CCDR Algarve