No próximo dia 15 de dezembro, entre as 14h00 e as 18h15, realiza-se o Seminário de Capacitação ‘Desafios da Indústria 4.0 em Portugal’, que decorrerá na cidade do Porto, para debater os desafios, oportunidades e as tendências da Industria 4.0 em Portugal.
O seminário é promovido pelo projeto i4.0 Lead the Digital Transformation em co-promoção pela Associação Fraunhofer Portugal Research, a SANJOTEC – Associação Científica e Tecnológica, e a INOVA-RIA – Associação de Empresa para a Rede de Inovação de Aveiro.
O projeto i4.0 Lead the Digital Transformation visa a sensibilização dos empresários para a importância da transformação digital e da incorporação de tecnologias avançadas de produção nos modelos de negócio e de funcionamento.
Neste evento, serão abordadas com particular destaque as seguintes temáticas:
- Diferentes oportunidades e desafios para promover a transformação digital no setor industrial;
- Como as Tecnologias Avançadas da Produção estão a alterar os modelos de funcionamento, de trabalho e de negócio;
- As tendências de inovação no smart manufacturing;
- Oportunidades de financiamento na Indústria 4.0.
O evento contará ainda com a apresentação de case studies para exemplificar boas práticas no processo de transformação digital das organizações, principalmente daquelas que operam na indústria transformadora e com média/alta intensidade em tecnologia.
Será também apresentada a plataforma Eclipse BaSyx, que pretende ser uma ferramenta de referência na mobilização dos diversos decisores para a adoção de políticas de transformação digital e, para terminar, oportunidade de financiamento através de instrumentos comunitários para efeito, de forma a alavancar e acelerar as intenções de investimento das organizações.
O projeto i4.0 Lead the Digital Transformation insere-se no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) – Qualificação – que tem como objetivo fomentar a adoção de metodologias de Indústria 4.0 nas PME portuguesas, em setores tradicionais e tecnológicos, de forma a potenciar a competitividade e a criação de valor.
O projeto tem uma abrangência de intervenção na Região Norte e Centro (NUTS II) e é cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020.
A participação é gratuita, mas sujeita a INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA.
Tendo em conta os motivos de saúde pública e por forma a garantir que todos os interessados possam participar informa-se que o evento será transmitido através de livestreaming.
Fonte: FraunhoferPortugal