“VIAGEM” é o nome do projeto, com apoio de fundos europeus, cujo objetivo é promover a gastronomia de Portugal nos mercados internacionais, no sentido de criar valor e novas oportunidades para o aumento da expansão e exportação de produtos portugueses.
O projeto da AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade e envolveu três ações na América (Chile), Europa (Sevilha) e Ásia (Japão). Foram estes os diferentes continentes por onde passaram os navios do navegador Fernão de Magalhães, a caminho das ilhas das especiarias.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto VIAGEM promoveu e divulgou em novos mercados internacionais o setor agroalimentar português, enfatizando a gastronomia e os vinhos lusos, enquanto produtos premium, no sentido de criar valor acrescentado, criando oportunidades para a expansão da internacionalização e exportações.
Assim, desenrolou-se ao longo de três etapas com ações em três continentes: Europa, Ásia e América, inspirada na circum-navegação de Fernão de Magalhães, cujos 500 anos da partida se assinalam este ano.
- Europa – Encontro – Melting Summit Porto
- Europa – Partida Sevilha (talk, mostra, live, cooking, masterclass, jantar)
- Japão – Tóquio (talk, mostra, live, cooking, masterclass, jantar)
- América – Ação Santiago do Chile (talk, mostra, live, cooking, masterclass, jantar)
Foi criada uma rota que invoca o português (e a marca) mais internacional de sempre e que passa por Sevilha, o ponto de partida dessa grande expedição que começou em 1519, pelo Japão, onde fomos os primeiros europeus a chegar e onde deixámos a tempura, com destino ao Chile, onde fica o Estreito de Magalhães.
O projeto VIAGEM foi cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020 no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas, com um investimento elegível de cerca de 703 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 598 mil euros.
Fonte: Compete2020