Ursula von der Leyen é a nova Presidente da Comissão Europeia

Jul 17, 2019 | Sem categoria

Ursula von der Leyen foi ontem eleita pelo Parlamento Europeu como a nova Presidente da Comissão Europeia.

 

A alemã é a primeira mulher a ocupar o principal cargo executivo na União Europeia (UE) e garantiu que formará uma equipa totalmente paritária.

 

Foi com uma curta diferença de 56 votos, e apenas nove acima do mínimo necessário, que se confirmou no Parlamento Europeu  (PE) a eleição mais renhida na história da Presidência da Comissão Europeia desde que os eurodeputados receberam, em 2008, no Tratado de Lisboa, o poder de rejeitar as nomeações indicadas pelos líderes europeus.

 

A conservadora alemã Ursula von der Leyen, de 60 anos, teve votos contra do grupo político europeu Verdes e de diversos eurodeputados socialistas e liberais, dois grupos que haviam manifestado de forma geral o apoio à indicação do Conselho Europeu.

 

A até aqui ministra da Defesa germânica garantiu a eleição com uma curta maioria de apenas nove votos e, para alguns eurodeputados a confirmação foi uma surpresa, mas agora há que esperar que a sucessora do luxemburguês Jean-Claude Juncker cumpra os vários compromissos eleitorais anunciados.

 

A nova Presidente da Comissão Europeia tem agora pela frente um intenso verão, a analisar e a escolher os nomes da equipa de comissários para a equipa que pretende liderar nos próximos cinco anos.

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou Ursula von der Leyen pela sua eleição como nova Presidente da Comissão Europeia, desejando-lhe os maiores êxitos.

 

Também o Ministro dos Negócios Estrangeiros português disse ontem que o governo se regozija com a eleição de Úrsula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia, sublinhando que os seus compromissos “vão todos no sentido certo”.

 

Segue-se agora o processo de composição do novo Colégio de Comissários, que será submetido a um voto de aprovação em outubro.

 

Com este resultado, a Presidente Ursula von der Leyen será finalmente a primeira mulher a ser eleita para dirigir os destinos da Comissão nos próximos cinco anos.

 

 

Fonte: CE/PE/EuroNews