Cabine do condutor mais leve e à prova de fogo e bala com apoio de fundos europeus

Ago 9, 2022 | Notícia, Projetos

‘Ballistic Composite Panel’ é o projeto cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020, que desenvolveu uma cabine do condutor mais leve e à prova de fogo e bala, uma inovação nacional que pode ser aplicada em autocarros, comboios e barcos.

A Associação Fibrenamics da Universidade do Minho e a empresa Fibrauto desenvolveram painéis com resistência balística, química e ao fogo para revestir a cabine de condutor de autocarros, comboios e barcos. Os painéis são também até 20% mais leves face aos existentes no mercado.

O projeto conta com 310 mil euros de cofinanciamento do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa COMPETE 2020.

Na primeira fase, os investigadores avaliaram as propriedades de resistência balística de diferentes materiais fibrosos e compósitos, através de ensaios preliminares e de simulações numéricas de conceitos multicamada, de forma a serem obtidos painéis com gradiente de propriedades de proteção.

Posteriormente, foram produzidos protótipos através do processo de autoclave (um tanque aquecido e hermeticamente fechado), seguindo-se vários testes e otimizações.

A inovação resulta assim da combinação de materiais com elevada capacidade de absorção de energia (auxéticos) e fibras de polietileno de elevada performance, entre outros aspetos.

O projeto decorreu nos laboratórios desta interface da UMinho, em Guimarães, e da Fibrauto, em Gaia.

 

Fonte: Compete2020