Supercomputador de craveira mundial em Portugal

Fev 9, 2021 | Sem categoria

O Centro de Computação Avançada do Minho é a casa de um novo sistema de supercomputação, o «Deucalion»,  que vai contribuir na investigação e desenvolvimento de tecnologias e de aplicações industriais eficientes e respeitadoras do clima, na descoberta de medicamentos e nas previsões meteorológicas.

 

A EuroHPC – Empresa Comum Europeia de Computação de Alto Desempenho, que reúne recursos europeus para comprar e implantar supercomputadores e tecnologias de craveira mundial, anunciou a assinatura de um contrato no valor de 20 milhões de euros para o novo sistema de supercomputação: o «Deucalion».

 

A União Europeia contribuirá com cerca de 7 milhões de euros para o custo do supercomputador que terá capacidade até 10 petaflops, ou seja, 10 mil biliões de cálculos por segundo, e ficará localizado no MACCMinho Advanced Computing Centre – Centro de Computação Avançada do Minho.

 

Será utilizado na investigação e desenvolvimento de tecnologias eficientes em termos de recursos e de energia, na descoberta de medicamentos e nas previsões meteorológicas.

 

O novo supercomputador contribuirá igualmente para o desenvolvimento de aplicações industriais em muitos domínios: conceção de medicamentos e materiais, bioengenharia e sistemas energéticos respeitadores do clima.

 

Refere-se que uma proposta da Comissão, apresentada em setembro de 2020, visa permitir um investimento adicional de 8 mil milhões de euros na próxima geração de supercomputadores e tecnologias quânticas.

 

Mais informações sobre o projeto no sítio web MACC.

 

 

 

Fonte: Rep. CE Portugal