A 3.ª edição do Programa UPskill – Digital Skills & Jobs foi oficialmente lançada com uma grande novidade: a criação do SAPU – Sistema de Apoio ao Programa UPskill, plataforma cofinanciada pelo POAT 2020 – Programa Operacional de Assistência Técnica, a partir da qual se fará a gestão desta iniciativa nacional.
Em relação a este projeto, o POAT 2020 financia o desenvolvimento da aplicação SAPU, que será utilizada como sistema de informação no qual quer as empresas quer os candidatos efetuam o seu registo de um modo simples e rápido para poderem aderir ao Programa.
O SAPU funcionará como um instrumento de apoio ao diagnóstico, visando:
- Aferir as necessidades das empresas de contratação de recursos qualificados por tecnologia, bem como, por localização geográfica;
- Permitir comparar estas necessidades com a capacidade formativa instalada ou em falta;
- Caraterizar a população desempregada ou em situação de subemprego que se manifesta interessada em encetar um processo de requalificação profissional para a área das tecnologias digitais;
- Analisar as ofertas de emprego que se concretizam após o processo de requalificação profissional e fazer análises posteriores de empregabilidade na área das tecnologias digitais.
O novo Sistema pretende auxiliar, de forma continuada, o processo decisório da política pública, no que se refere a uma alocação mais racional e eficaz dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, na área da formação em Tecnologias de Informação e Comunicação e no ajustamento das qualificações às exigências emergentes de uma economia digital.
Um bom apoio ao trabalho do Programa UPskill que visa a requalificação de pessoas – desempregados ou em situação de subemprego – nas várias áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). São as empresas com atividade no mercado nacional que identificam as áreas tecnológicas e as vagas de emprego, de acordo com as suas necessidades efetivas de talento.
O UPskill representa assim uma oportunidade para as empresas recrutarem talento qualificado à medida das suas necessidades específicas, dotando-as desta forma de uma componente essencial para garantir o sucesso dos seus processos de transformação para o digital.
Numa primeira fase e até 7 de novembro, serão recolhidas as necessidades das empresas em termos de talento qualificado à medida, seguindo-se em meados do mês o arranque das candidaturas dos formandos.
O objetivo é arrancar já em janeiro com as formações na Academia. E a ambição é manter pelo menos os níveis conseguidos na anterior edição, tendo em conta a conjuntura adversa.
O projeto vem responder à complexidade do processo e facultar dados para fazer o diagnóstico das necessidades das empresas, das tecnologias e das regiões com maior procura, entre outros.
Na 1ª edição, que se iniciou em 2020, candidataram-se mais de 5.300 pessoas, tendo-se selecionado 430 formandos para 25 ações de formação em 7 localidades, em 6 instituições de ensino superior. Foram contratados mais de 80% dos formandos que concluíram com sucesso.
Já na 2ª edição, lançada em outubro de 2021, que decorreu por ciclos, foram selecionados 300 formandos para 20 turmas no 1º ciclo e 580 formandos para 29 ações de formação, que se iniciaram em janeiro deste ano em 13 localidades do país e 11 instituições de ensino superior, envolvendo mais de 60 empresas.
Este 2.º ciclo termina em fevereiro de 2023, prevendo-se que as metas de contratação sejam também alcançadas.
Saiba como participar na 3.ª edição do Programa UPskill – Digital Skills & Jobs.
Fonte: APDC