Reabriu o Mercado do Bolhão, o maior investimento financiado pelo NORTE 2020

Set 15, 2022 | Notícia

O histórico Mercado do Bolhão, no Porto, reabriu esta quinta-feira, dia 15 de setembro, após uma intervenção de reabilitação, que contou com apoio de fundos europeus.

A operação de requalificação constitui o maior investimento financiado pelo Norte 2020, com um apoio de quase 15 milhões de euros de fundos europeus.

O espaço renovado deste mercado centenário, cuja inauguração remonta ao início da I Guerra Mundial, vê agora regressarem 87 comerciantes históricos depois de quatro anos de atividade no Mercado Temporário.

O Bolhão requalificado alberga 81 bancas, 38 lojas e 10 restaurantes, com o mercado de frescos acomodado no piso térreo e os restaurantes no piso superior.

A intervenção de reabilitação

Em termos arquitetónicos, Nuno Valentim, autor do projeto, realçou “a grande abertura e acessibilidade que o mercado ganhou em relação à cidade, não só pela ligação ao metro, pela nova ponte de passagem sobre as bancas dos comerciantes e com ligação direta entre as ruas de Sá de Bandeira e Alexandre Braga, mas também pela acessibilidade em geral, através dos elevadores, que não existiam”.

Acessibilidade facilitada a pessoas com mobilidade reduzida, as novas coberturas das bancas, ou a manutenção do criptopórtico do viaduto de Sá da Bandeira, visível num dos cantos do mercado e datado da primeira metade do século XIX, são outras das grandes novidades do Mercado do Bolhão.

Edifício histórico, duplamente classificado, pela sua arquitetura mas também pela sua atividade, o projeto de recuperação do mercado teve, nas palavras do autor do projeto, uma única preocupação: “A transformação na continuidade, uma atualização, modernização sem deixar de reconhecer a alma da cidade que é o Bolhão”.

“Os visitantes vão ficar surpreendidos com a qualidade original, identitária que o Bolhão sempre teve e que estava encoberta. O projeto ajudou a destapar e a ler esses valores. Por exemplo, o do perímetro da praça original do mercado, a cobertura em ardósia, que tinha desaparecido, o voltar a ter uma relação com os vendedores e os produtos”, acrescentou.

Saiba mais e veja a abertura do mercado, aqui.

 

Fonte: CCDR-Norte e Porto.pt