Foi recentemente inaugurada a obra de reabilitação dos históricos Teatro Jordão e Garagem Avenida, em Guimarães, uma intervenção financiada por fundos europeus, através do Programa Operacional NORTE 2020.
O investimento de 12 milhões de Euros na reabilitação da icónica sala de espetáculos de Guimarães contou com o apoio de mais de 10 milhões de Euros de fundos (85%) deste programa europeu gerido pela CCDR-NORTE.
A reabilitação e a reconversão do edifício do Teatro Jordão e da Auto Garagem Avenida vão permitir não apenas devolver à cidade uma sala de espetáculos e um património arquitetónico marcante, mas também o desenvolvimento de novas valências educativas, científicas e criativas.
Nos edifícios requalificadosvai funcionar a Escola de Artes Performativas e Artes Visuais da Universidade do Minho e a Escola de Música do Conservatório de Guimarães.
O Teatro Jordão data da década de 30 do século passado e é um exemplar típico dos cineteatros construídos à época no país, tendo constituído então um marco de modernidade no seu contexto urbano.
O seu auditório terá capacidade para 400 lugares, com uma estrutura flexível. Da mesma época, a “Auto Garagem Avenida”, edifício concomitante, é um dos melhores exemplos da estética “Art Deco” em Guimarães.
Fonte: Norte2020