Reabilitação do Mercado Municipal de Águeda, com apoio CENTRO 2020

Fev 5, 2021 | Sem categoria

A reabilitação do Mercado Municipal de Águeda foi adjudicada, na passada terça-feira, por 4,59 milhões de euros, com cofinanciamento do Programa Operacional CENTRO 2020.

 

A renovação do Mercado Municipal, que conta com comparticipação comunitária até 85% do montante elegível ao abrigo do CENTRO 2020, permitirá dotar este equipamento de novas valências e os serviços que hoje presta serão melhorados de uma forma substancial.

 

O equipamento passará a ter dois pisos, com uma área total de construção de 6.778,08 metros quadrados, proporcionando aos comerciantes o conforto e condições necessárias à sua atividade e aos clientes a comodidade e os serviços melhorados.

 

Tornar o mercado num ponto de referência na região e ao mesmo tempo ser alvo de visita pelos turistas é um dos propósitos da intervenção a realizar, que implica, por exemplo, a alteração dos espaços de venda em função das necessidades e cumprindo a legislação em vigor, a criação de restaurantes e esplanadas, sem esquecer a cobertura em vidro colorido numa referência artística à instalação urbana dos guarda-chuvas.

 

Serão criados espaços de balneários com instalações sanitárias, duches e cacifos para os comerciantes. Para o público no geral, serão também criadas instalações sanitárias em ambos os pisos.

 

A entrada de público no mercado passará a ser feita através da Rua do Rio Grande e pelo alçado Sul.

 

No piso superior, que será totalmente alterado, será criado espaço para restauração e dois quiosques, bem como uma zona para crianças.

 

Está prevista também a definição de zonas de circulação, o alargamento de passeios, a criação de estacionamento destinado a cargas e descargas, bem como a pessoas com mobilidade condicionada.

 

O Mercado Municipal será dotado de condições não só para a utilização já conhecida, como para novas funcionalidades, como restauração e bar.

 

A obra tem como promotor de projeto a empresa Sócertima – Sociedade de Construções do Cértima, Lda, e tem um prazo de execução de 420 dias.

 

 

 

 

Fonte: CM Águeda