O Banco Europeu de Investimento, apoiado pelo novo programa InvestEU, concedeu um empréstimo à Aquila Clean Energy EMEA, a plataforma de desenvolvimento de energias renováveis da Aquila Capital na Europa. O financiamento apoiará o desenvolvimento e a construção de projetos de energias renováveis em Portugal e Espanha nos próximos três anos.
Os projetos serão executados em regiões como Setúbal, Coimbra, Évora, e Leiria, em Portugal, e Castilla y León, Comunidad Valenciana, Andalucía, Cantabria, Castilla-La Mancha e Murcia, em Espanha.
O sistema consiste em mais de 50 projetos, na sua maioria de energia solar fotovoltaica (PV) e de energia eólica terrestre, com uma capacidade total de produção de eletricidade de 2.6 gigawatts (GW), um volume equivalente ao consumo anual de cerca de 1,4 milhões de agregados familiares.
Esta operação está alinhada com as metas da União Europeia na área das energias renováveis e visa apoiar Portugal e Espanha a cumprir os compromissos de redução das emissões de gases com efeito de estufa. Por outro lado, a grande maioria dos investimentos deve estar localizada nas regiões prioritárias de coesão do BEI (91%, de acordo com o pipeline do projeto), apoiando assim a recuperação económica nestas regiões que foram particularmente afetadas pela pandemia por COVID-19.
Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo de Uma Economia ao serviço das Pessoas, afirmou: «O desenvolvimento de infraestruturas que garantam os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do REPowerEU exigirá um apoio financeiro significativo. O InvestEU desempenhará um papel importante na mobilização do financiamento. Congratulo-me com o facto de este programa estar a facilitar um investimento de dois mil milhões de euros para ajudar Espanha e Portugal a concretizar o seu potencial na energia verde.»
Recorde-se que o evento de lançamento do InvestEU Day em Lisboa, teve lugar no passado mês de março. No evento foram apresentadas as prioridades do Programa InvestEU e o financiamento disponível para apoiar uma Economia Mais Verde, Digital e Justa.
O InvestEU, programa emblemático europeu para apoiar os investimentos na União Europeia, proporciona à UE um financiamento crucial a longo prazo, mobilizando fundos públicos e privados substanciais para apoiar uma recuperação sustentável.
Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal