O projeto S4AGRO, cofinanciado pelo Compete 2020, está a transformar o setor agroindustrial em Portugal através de soluções sustentáveis e de inovação digital.
O S4AGRO, projeto promovido pela UBI – Universidade da Beira Interior, contou com um investimento total elegível de 794.742 euros, dos quais 675.531 euros foram financiados pelo FEDER, através do Programa Operacional Compete 2020.
De acordo com Pedro Dinis Gaspar, Presidente do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior e responsável pelo projeto, “o S4AGRO foi uma iniciativa inovadora que visou qualificar as PMEs do setor agroindustrial em Portugal, promovendo a adoção de soluções sustentáveis e digitais, alinhadas com os princípios da economia circular e da Indústria 4.0.”
Com o apoio do Compete 2020, o S4AGRO reuniu um conjunto de ferramentas e conhecimentos que ajudaram as empresas a aumentar a sua competitividade e eficiência, com foco em práticas sustentáveis e segurança digital.
Além disso, capacitou as empresas a enfrentarem os desafios da digitalização, fortalecendo a sua resiliência perante potenciais ameaças cibernéticas e promovendo a confiança na adoção de tecnologias inovadoras e sustentáveis.
Para facilitar a implementação de boas práticas de cibersegurança no setor agroalimentar, o projeto desenvolveu um guia específico que oferece “orientações claras e práticas para mitigar riscos associados à digitalização dos processos produtivos e à adoção de tecnologias da Indústria 4.0”.
Foi também criada uma ferramenta de autodiagnóstico, que apoia as empresas na avaliação e melhoria dos seus sistemas de segurança digital, permitindo-lhes identificar vulnerabilidades e fortalecer as suas infraestruturas tecnológicas.
O S4AGRO incluiu atividades como estudos de boas práticas, benchmarking internacional, workshops e conferências, promovendo o uso de embalagens sustentáveis e tecnologias inovadoras, bem como o conhecimento em cibersegurança e redução de desperdício no setor agroindustrial.
Estas ações, ao contribuírem para o aumento da competitividade das empresas, apoiaram a transformação digital do setor e impulsionaram a adoção de práticas produtivas mais sustentáveis.
Para Pedro Dinis Gaspar, o impacto do S4AGRO é claro: “O Compete 2020 permitiu a materialização dos objetivos do S4AGRO, promovendo a evolução das PMEs portuguesas para um modelo de negócios mais eficiente e sustentável, com impacto positivo no setor agroalimentar e na economia do país.”
Fonte: Compete2030