O projeto Make a Lab, cofinanciado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, quis conservar o interesse das jovens alunas do ensino secundário em tecnologia, que normalmente desaparece nesta altura, e sensibilizá-las para a possibilidade de escolherem um curso na área das engenharias, pois tecnologia e robótica também é para mulheres!
É uma realidade conhecida. Em 2021, na área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, as mulheres constituíam apenas 37,7% dos licenciados, enquanto apenas 34% dos investigadores na União Europeia nestas áreas eram do sexo feminino.
Face a estes números, incentivar as jovens alunas a escolher áreas relacionadas com a ciência e tecnologia pode ser um desafio, que o projeto Make a Lab assumiu, com o objetivo de reverter esta situação e combater a desigualdade de género na área das engenharias.
O Make a Lab, que decorreu entre janeiro de 2022 e abril de 2023, abrangeu 1000 alunos, dos quais 511 raparigas. Após o projeto, para mais de metade das alunas aumentou o interesse em seguir os estudos e uma profissão na área da tecnologia e mais de 75% admitiu sentir maior motivação para participar em atividades de robótica e programação.
O projeto foi financiado em quase 66 mil euros, através do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, dos quais cerca de 56 mil euros provieram do Fundo Social Europeu.
Foi gerido pelo CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola, e contou com o apoio do Instituto Politécnico de Coimbra e da empresa CleanWatts.
Fonte: Expresso/POISE