Projeto FRUITIFY aposta no sumo de mirtilo para prevenção da pré-diabetes

Set 5, 2025 | Geral, Notícia

O projeto investiga o potencial do sumo de mirtilo avaliando, pela primeira vez, os seus efeitos em relação ao seu potencial para impedir a evolução da pré-diabetes para a diabetes.

O projeto FRUITIFY, promovido pela Universidade de Coimbra — em parceria com a Universidade Católica — e com participação da Cooperativa Agro-Pecuária dos Agricultores de Mangualde (COAPE), está a investigar o potencial do sumo de mirtilo para impedir a progressão da pré-diabetes para diabetes tipo 2, com o apoio decisivo do COMPETE 2020.

A pré-diabetes afeta silenciosamente uma parte significativa da população portuguesa, estimando-se que 40,7% dos adultos entre os 20 e os 79 anos tenham pré-diabetes ou diabetes.

Perante esta realidade, o projeto FRUITIFY estudou os efeitos preventivos do sumo de mirtilo na regulação da glicose, da resistência à insulina e da esteatose hepática, analisando o impacto na microbiota intestinal e na função mitocondrial do fígado.

O estudo recorreu a modelos animais sujeitos a dietas ricas em sacarose e gordura, avaliando quer a prevenção da progressão da doença, quer a sua possível reversão, incluindo em combinação com a metformina, o fármaco antidiabético mais utilizado.

Este projeto beneficiou de um investimento de cerca de 239 mil euros, com um incentivo de aproximadamente 203 mil euros do Programa COMPETE 2020, que viabilizou a execução das diversas fases do estudo, desde os protocolos animais até às parcerias estratégicas com o setor agrícola (COAPE).

Relevância científica e aplicações futuras

Além de reforçar a sustentabilidade e competitividade do setor agroalimentar regional, FRUITIFY poderá servir como base para novos suplementos alimentares à base de mirtilo — com potencial terapêutico para prevenção da diabetes.

Flávio Reis, responsável do projeto FRUITIFY e investigador do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia da Universidade de Coimbra, destaca que os resultados do projeto são promissores e sugerem que o sumo de mirtilo pode, num futuro próximo, reduzir ou mesmo substituir a toma de fármacos para pré-diabéticos.

O FRUITIFY representa um avanço significativo na investigação sobre soluções nutracêuticas naturais para combater a transição da pré-diabetes à diabetes, demostrado a capacidade da ciência portuguesa de gerar conhecimento aplicado e inovador.

O apoio do COMPETE 2020 foi fundamental para este desígnio científico e para o fortalecimento de alianças entre academia, setor agroalimentar e sociedade.

 

Fonte: Compete 2020