Projeto FLY.PT desenvolve transporte aéreo urbano do futuro

Out 4, 2022 | Notícia, Projetos

Os carros voadores fazem há décadas parte do imaginário popular, seja em filmes ou em livros de ficção científica, constituindo uma ideia que a poucos deixa indiferente. Mas e se ideia se concretizar em realidade num futuro não assim tão distante? Com o projeto FLY.PT este futuro está cada vez mais próximo, e escreve-se em português.

O FLY.PT, com apoio de fundos europeus, está a desenvolver o protótipo de um sistema de transporte aéreo pessoal, à escala, permitindo a mobilidade aérea suportada por um drone, um veículo autónomo automóvel para mobilidade terrestre, e uma cabine acoplável a cada um dos dois veículos, criando um sistema intermodal.

O projeto é cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 8,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 5,7 milhões de euros.

Atualmente o setor da aeronáutica está a passar por um conjunto de alterações disruptivas. As pressões sociais do crescente movimento de pessoas em todo o planeta, dentro e fora das cidades, bem como os significativos riscos ambientais decorrentes da utilização de combustíveis fósseis estão a forçar novas inovações, bem patentes nos vários programas que a nível mundial procuram preparar a indústria para uma mudança de paradigma.

Antevê-se que a introdução de sistemas autónomos que tornam possível a massificação do voo individual, com níveis de segurança que se espera que possam atingir os da aviação comercial, levará, para além da massificação descrita anteriormente, a uma fusão da mobilidade terrestre e aérea, hibridizando os dois setores e tornando a escolha entre modos de deslocação transparente e integrada para os passageiros.

O projeto FLY.PT criará a base tecnológica e de conhecimento necessária para abordar a revolução em curso no transporte aéreo, em termos de conceitos de uso e de multimodalidade, e de tecnologias relacionadas com a eletrificação das aeronaves, com os sistemas autónomos, e com as estruturas do futuro, dos novos materiais e processos, e dos conceitos de uso que se estão a tornar os grandes desafios tecnológicos da disrupção que se antevê neste sector.

O FLY.PT servirá também para criar um importante cartão de visita da indústria nacional, e demonstrar o elevado nível de inovação existente hoje em Portugal neste domínio, com vista à extensão da participação em programas de investigação, desenvolvimento e venda deste e de outro tipo de sistemas a nível internacional.

Saiba mais aqui.

 

Fonte:Compete2020