O novo “Ecoparque do Vez”, um projeto com apoio de fundos europeus, junto às margens do rio com o mesmo nome, em Arcos de Valdevez, deverá estar concluído até final deste ano, para preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética.
Trata de um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com 1.002.410,25€, através do Programa Operacional NORTE 2020.
A obra está em fase de acabamentos, prevendo-se a abertura ainda antes do fim de 2023, de um espaço de fruição ao ar livre de lazer, uma área capaz de albergar eventos de exterior para eventos culturais, concertos, feiras, ou mesmo um festival, integrando também a ecovia, com um percurso pela copa das árvores, junto às margens do rio Vez.
A obra lançada pela Câmara de Arcos de Valdevez está em curso na margem direita do rio, “desde o parque de estacionamento do Largo do Cristina até ao Campo do Trasladário”, numa área total de 7600 m2.
“Tem como principal objetivo a integração de um espaço verde de uso público na marginal urbana da vila que procurará trazer a população para o seu usufruto, complementando e interligando dois importantes locais da vida de Arcos de Valdevez – a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário”, refere a autarquia.
Através desta empreitada dá-se continuidade à requalificação das margens ribeirinhas, criam-se mais espaços lúdicos e percursos pedonais, complementando ao mesmo tempo os percursos da ecovia.
Esta é mais uma proposta de usufruto e lazer para os arcuenses e mais um atrativo para os visitantes de Arcos de Valdevez.
A obra pertence à Operação “NORTE-04-2316-FEDER-000352” |Reabilitação do Espaço Público do Centro Histórico – 3.º Fase (Rua Félix Alves Pereira / Arcos de Valdevez)”, cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional NORTE 2020 – Eixo Prioritário 4 – Qualidade Ambiental e com um Investimento Elegível de 1.315.744,31EUR e Comparticipação Comunitária de 1.002.410,25€.
Fonte: JN/Norte2020