O projeto ”ECOMARE” em Aveiro, cofinanciado pelo Programa Operacional do Centro 2007-2013, é tema de destaque na última edição do RegioFlash da Comissão Europeia.
O projeto ECOMARE, tem dois objetivos: a sustentabilidade e a conservação e reabilitação da vida marinha.
Na região Centro de Portugal, o ECOMARE liga o porto de Aveiro à lagoa costeira da Ria de Aveiro para ajudar a conservar, proteger e garantir a utilização sustentável dos recursos biológicos marinhos. Ao conectar a infraestrutura cinza existente com áreas verdes e azuis próximas, o ECOMARE exemplifica como as cidades portuárias modernas poderiam ser.
Cientistas e investigadores que trabalham nesta iniciativa europeia, promovida pela Universidade de Aveiro, estão a investigar o impacto das alterações climáticas na flora e fauna marinhas e também a cuidar de animais feridos.
O hospital CEPAM para animais feridos funciona 24 horas por dia e tem capacidade para atender mais de 1.000 animais por ano.
Os visitantes também podem vir ao centro do CEPAM na terceira quarta-feira de cada mês para fins educacionais. Lá, os visitantes aprendem sobre a importância de proteger a biodiversidade marinha.
O projeto tem um orçamento total de 4,8 milhões de euros, dos quais quase 85% são cofinanciados pela política de coesão da UE.
Fonte: RegioFlash