Projeto AI4PV usa inteligência artificial para aumentar desempenho das centrais fotovoltaicas

Out 31, 2022 | Notícia, Projetos

Reduzir o custo global de produção de energia de origem solar e aumentar o desempenho das centrais fotovoltaicas através da utilização híbrida de modelos físicos, Inteligência Artificial e Digital Twins são os principais objetivos do projeto  AI4PV – Artificial Intelligence for Operation and Maintenance of PV Plants.

O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Aviso “Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia”, tendo um investimento elegível de cerca de 458 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 275 mil euros.

Apesar de uma redução de cerca de 90% dos custos dos painéis solares nos últimos 10 anos, a capacidade de produção de energia solar global necessária para atingir as metas da COP21 é de 4.500 GW acima do previsto para 2025. A eficiência dos painéis atingiu 21%, o que ainda é reduzido. Finalmente, o setor fotovoltaico (PV) enfrenta variabilidade, pelos ciclos diários, mas também por causa das condições atmosféricas (nuvens, luminosidade).

O projeto AI4PV tem como principal objetivo aumentar o desempenho operacional dos parques fotovoltaicos. O resultado esperado é um conjunto de ferramentas para as atividades de operação e manutenção (O&M) que permitam aumentar a fiabilidade e a eficiência operacional, bem como melhorar o desempenho económico dos parques fotovoltaicos.

Esse conjunto de ferramentas para atividades de operação e manutenção vai permitir:

  • Aumentar a fiabilidade e a eficiência operacional: alta precisão da deteção precoce de falhas e diagnóstico.
  • Melhorar o desempenho económico: redução do tempo de inatividade e deteção de problemas de desempenho que afetam a produção de energia.

O AI4PV consiste na conceção, desenvolvimento e validação (em instalações fotovoltaicas de escala real) deste conjunto de ferramentas.

Este projeto, cofinanciado e potenciado pelo Programa COMPETE 2020, combina algoritmos baseados em Inteligência Artificial (IA) e modelos físicos de componentes para construir ativos digitais representativos da central fotovoltaica, usando diferentes tecnologias, tais como: aprendizagem não supervisionada (por exemplo, com redes neuronais), modelação matemática e simulação de Monte Carlo para manutenção preditiva, recolha de dados e interoperabilidade.

Em suma, o projeto AI4PV consiste na conceção, desenvolvimento e validação deste conjunto de ferramentas em ambiente real.

O consórcio é liderado pela indústria (EDP NEW), contando ainda com dois parceiros científicos e tecnológicos (INESC TEC e ISOTROL).

 

Fonte: Compete2020