Os Programas Operacionais Temáticos PO SEUR – Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos e PO CH – Capital Humano e os Programas Regionais do NORTE, ALENTEJO e LISBOA atingiram ou superaram as metas de execução fixadas para 2021 na fase final do ano.
De acordo com a Nota enviada pelo Ministério do Planeamento, deste resultado pode concluir-se que as metas foram não só globalmente atingidas, como superadas na esmagadora maioria dos Programas Operacionais Portugal 2020.
O apuramento final dos valores do Portugal 2020 no último dia do ano eleva para 15 143 milhões de euros o montante já executado, a que corresponde uma taxa de execução de 71%, valor que supera em 2 pontos percentuais a taxa que se tinha estabelecido como meta no Plano de Encerramento do Quadro Comunitário 2014-20.
Para o ano 2021, o plano de encerramento previa uma taxa de execução de 16%, objetivo claramente superado e que hoje atingiu os 18%, a que corresponde um montante de 3 736 milhões de euros.
Este valor praticamente iguala o valor registado em 2012, de 3 843 milhões de euros, que constitui o recorde absoluto de execução de fundos comunitários num só ano, desde sempre.
Fonte: MP