Portugal vai ter um Centro de Formação para a Economia Social. É o primeiro país da União Europeia a ter um centro deste tipo, que está enquadrado no Plano de Ação Europeu para a Economia Social, e um dos pontos do Compromisso Social do Porto, assinado em maio de 2021.
O Centro de Formação para a Economia Social irá ficar instalado na Guarda e será gerido numa parceria entre o IEFP, a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e o Centro de Estudos Ibéricos da Guarda.
Este centro de competências da Economia Social é um dos cinco centros que foram protocolados em Lisboa, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento previsto de cerca de 60 milhões de euros.
Dois destes centros vão ter gestão direta do IEFP, em Lousada e Odivelas. Os outros três serão centros de formação protocolados com parceiros em áreas de competências específicas e consideradas prioritárias: Economia Social (Guarda), Transição Digital e Transição Verde.
Durante a assinatura do Acordo de Formação Profissional e Qualificação da Economia Social, em Lisboa, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que este é um dia histórico mas é também um dia de enorme esperança.
Fonte: PortugalGov