Foi anunciada, durante a Web Summit 2021, a parceria Portugal TECH II que tem como objetivo atrair capital privado e institucional para investimento em empresas de base tecnológica sediadas em Portugal.
O programa foi desenvolvido pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), em cooperação com o Banco Português de Fomento (BPF), para apoiar o desenvolvimento da indústria de capital de risco em Portugal, conforme anunciado pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e o Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI).
Dando continuidade às parcerias de capitalização FEI – BPF lançadas nos últimos três anos, que incluem os programas Portugal TECH I, Portugal Growth e Portugal Blue, o novo programa terá uma dotação nacional de 50 milhões de euros, aos quais acrescem mais 50 milhões de euros de fundos europeus.
No total, o Portugal TECH II visa mobilizar 250 milhões de euros de investimentos em capital de risco para apoiar projetos de transferência de tecnologia de universidades para o mercado, e também start-ups de base tecnológica e elevado potencial em áreas como a inteligência artificial, machine learning, fintech, health tech e cibersegurança.
O Portugal TECH II irá selecionar fundos de capital de risco geridos por equipas privadas portuguesas com track-record relevante nos segmentos de venture capital, transferência de tecnologia e aceleração, que demonstrem ser capazes de levantar capital junto de investidores privados e institucionais.
O FEI encontra-se já a analisar propostas de fundos de capital de risco no âmbito do Portugal Tech II, devendo as candidaturas ser submetidas na sua PLATAFORMA ONLINE.
O primeiro fundo a ser investido pelo programa deverá ser anunciado em 2022.
Fonte: PortugalGov