Portugal destacado na produção de algas pela FARNET

Fev 15, 2021 | Sem categoria

A FARNET – Rede Europeia das Zonas de Pesca, acaba de lançar um FOLHETO que oferece inspiração e sugestões práticas para os Grupos de Ação Local-PESCA, onde é destacado o projeto português AlgaDepur.

 

O projeto de investigação e desenvolvimento AlgaDepur, apoiado pelo Programa Operacional Mar 2020, centra-se no cultivo de algas fluviais, utilizando subprodutos do setor de aquicultura da região. 

 

O Folheto divulgado dá dicas a promotores de projetos e intervenientes locais, sobre como podem aproveitar a produção de algas nas suas áreas, em consonância com o esforço da União Europeia para apoiar o setor como parte do ‘Pacto Ecológico Europeu’.

 

O cultivo de algas remove o excesso de nutrientes dos estuários da região, cumprindo os objetivos de desenvolvimento local promovidos pelo GAL-PESCA Mondego Mar – Associação de Local da Bairrada e Mondego, para restabelecer o equilíbrio do ambiente, e, ao mesmo tempo, abrir novas oportunidades de diversificação e criação de emprego para as comunidades costeiras da zona da Bairrada e do Mondego.

 

As algas e os produtos à base de algas são hoje reconhecidos, designadamente no Acordo Verde Europeu, pela sua importância como alimento e como fonte alternativa e sustentável de proteína.

 

No entanto, a atual produção europeia não satisfaz plenamente o mercado europeu de produtos alimentares de algas marinhas, que regista um crescimento de cerca de 7 a 10 % ao ano. Consequentemente, as algas importadas são mais do que o triplo das exportações europeias.

 

A «estratégia para as algas» da Comissão Europeia visa aumentar a produção europeia de algas e melhorar as economias circulares, criando inúmeras oportunidades para as áreas da pesca e da aquicultura da UE.

 

Em Portugal, com o apoio do Mar 2020, existem 15 Grupos de Ação Local que estão a implementar as suas Estratégias de Desenvolvimento para promover as comunidades piscatórias.

 

 

Fonte: Mar2020