Arrancou oficialmente a construção da nova ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais da Ponte das Tábuas, em Marco de Canaveses, que vai tratar os esgotos de 10 mil habitantes e substituir equipamento que não evita contaminação do curso de água da cidade e freguesias limítrofes.
A empreitada vai custar 2,6 milhões de euros, financiados em 1 milhão pelo PO SEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e será a substituta de uma das duas ETAR do concelho, que há vários anos não tem capacidade de resposta e que, por isso, tem poluído o rio de Galinhas.
A nova ETAR “com tecnologia de ponta”, estará pronta dentro de 16 meses e só nessa ocasião é que a população local poderá festejar o fim do mau ambiente e o cheiro desagradável do rio de Galinhas.
A assinatura da consignação da obra foi testemunhada pela secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, que referiu “Por cada euro investido em serviços essenciais de ambiente geram-se nove em poupanças de serviço de saúde e seis na economia”
Fonte: C.M.MC/JN