O Programa Operacional MAR 2020 registou 6.400 projetos aprovados até novembro, que envolvem quase 717 milhões de euros de investimento, e uma taxa de compromisso de 97%, foi anunciado.
“O Mar 2020 fecha o mês de novembro com 6.400 projetos aprovados, que envolvem um investimento de 716,7 milhões de euros e um apoio público de 486 milhões de euros. A taxa de compromisso é agora de 97% da dotação programada”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ deste Programa Operacional.
A taxa de execução é de 60% da dotação programada, com quase 318 milhões de euros de apoio público já transferido para os beneficiários.
Este desempenho do Programa fica agora 9 p.p. acima da média da União Europeia, percentual que irá aumentar com a despesa já certificada junto da Comissão Europeia, mas ainda não transferida para Portugal.
Com desempenho superior à taxa de execução média do programa, estão os projetos da Prioridade 1 dedicada a promover uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento, com 69%, e da Prioridade 5 que se destina a promover a comercialização e a transformação dos Produtos da Pesca e Aquicultura, esta com 79% a maior taxa de execução do programa
Consulte o Ponto de Situação mensal do MAR 2020.
O MAR 2020 tem como objetivo a implementação das medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), estando entre as suas prioridades a promoção da competitividade e a sustentabilidade económica, social e ambiental, bem como o aumento da coesão territorial.
Fonte: Mar2020