Foi ontem lançada, no início do 8.º Fórum da Coesão, a KOHESIO, uma nova plataforma online que reúne toda a informação sobre mais de 1,5 milhões de projetos nos 27 Estados-Membros financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Fundo de Coesão e pelo Fundo Social Europeu (FSE) desde 2014.
É a primeira vez que é criada e disponibilizada a todos uma plataforma de dados sobre projetos tão abrangente como esta em todas as línguas da União Europeia (UE).
A sua criação exigiu uma estreita cooperação com as Autoridades de Gestão dos diferentes Estados-Membros ou regiões, uma vez que os projetos de coesão são geridos por autoridades nacionais e regionais.
UM INSTRUMENTO ÚTIL PARA TODOS
A plataforma KOHESIO disponibiliza a todos as informações na posse das autoridades de gestão. Com uma riqueza impressionante de dados, mostra o contributo crucial da política de coesão para a coesão económica, territorial e social das regiões da UE, bem como para as transições ecológica e digital, através da execução e do financiamento de uma grande variedade de prioridades políticas nos Estados-Membros.
A KOHESIO incentiva igualmente a identificação e o intercâmbio de boas práticas entre as diferentes regiões e Estados-Membros.
Através da KOHESIO pode aceder a:
- Dados normalizados sobre 1,5 milhões de projetos do período de financiamento de 2014-2020, incluindo ligações para os respetivos Programas e Fundos;
- Dados normalizados sobre os 500 000 Beneficiários dos Projetos e a fase de execução em que se encontram;
- Dados que abrangem mais de 300 Programas Operacionais nos 27 Estados-Membros;
- Um mapa interativo que permite obter os dados geograficamente;
- Informação traduzida em todas as línguas da UE.
A Comissão continuará a desenvolver a plataforma KOHESIO para incluir os projetos do novo período de programação de 2021-2027.
Dentro de alguns meses, a plataforma estará disponível em todas as línguas oficiais da UE.
Consulte AQUI:
- Plataforma KOHESIO
- Plataforma de Dados Abertos da Política de Coesão da UE
- 8.º Fórum sobre a Política de Coesão
Fonte: CEPortugal