O Parque de Lazer do Bairro da Ponte, em Lamego, foi inaugurado, a 19 de fevereiro, que vai proporcionar aos moradores e visitantes o contacto com a natureza, o desporto ao ar livre e a fruição do património natural.
O projeto, que resulta da requalificação da zona ribeirinha que se encontrava ao abandono, junto ao rio Balsemão, custou mais de 800 mil euros e foi cofinanciado por fundos europeus através do Programa Operacional Norte 2020.
A nova zona ribeirinha conta agora com espaços de lazer e refeição, nomeadamente um bar com esplanada, instalações sanitárias e balneários. Os visitantes também têm à disposição, pela primeira vez, uma zona de merendas, um parque infantil e um campo de jogos.
O investimento do Município de Lamego na requalificação da zona ribeirinha do Bairro da Ponte foi de 789.494,34 € +IVA, contando com o apoio de fundos europeus, através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), financiado pelo Norte 2020.
O novo parque pretende reaproximar a comunidade do rio, criando uma zona de fruição que será determinante para dinamizar o turismo local e dar uma nova vida a esta zona histórica.
O projeto também quer incentivar o gosto dos moradores e dos visitantes pelo contacto com a natureza, pelo desporto ao ar livre, pela preservação do património natural e pela sensibilização ambiental.
Fonte: C.M.Lamego/Norte2020