Inauguração da nova zona industrial de Melgaço, um projeto com apoio de fundos europeus

Jan 8, 2024 | Notícia, Projetos

A ZEA – Zona Empresarial de Alvaredo, em Melgaço, um investimento de 2,7 milhões de euros, cofinanciado por fundos europeus, vai ser inaugurada, dia 9 de janeiro, e a cerimónia conta com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A Câmara de Melgaço indica que o projeto engloba mais de 3 5 mil metros quadrados destinados a cinco lotes e foi cofinanciado em 1,5 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional NORTE 2020.

“O objetivo principal deste projeto é a requalificação da Zona Industrial de Penso (ZIP), através da criação de espaços de demonstração, posicionando Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial, alinhando-se com as novas agendas climáticas e digitais”, descreve o município.

O projeto beneficiará também a ZEA na expectativa de que, até 2026, o concelho reforce “a competitividade territorial e promova a atração e fixação de empresas no concelho, contribuindo para o aumento da empregabilidade”.

Abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35.263 metros quadrados para área destinada a cinco lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1.685 metros quadrados, espaços verdes de utilização coletiva com 9.712 metros quadrados e espaços verdes de enquadramento com 3.649 metros quadrados.

Outros dos objetivos é facilitar o desenvolvimento “mais equilibrado” do tecido produtivo, otimizar as cadeias logísticas, reforçar a coesão social e territorial, aumentar a resiliência económica, social e institucional da região.

 

Fonte: Eco/Norte2020