Imagine que consegue saber se estão pessoas estranhas à porta da sua casa ou mesmo no interior. Ou se a pessoa que está ao seu cuidado caiu ou saiu para um lugar que não devia. É nesta linha que está a ser desenvolvido o Projeto HelpInTex, com apoio do Programa Operacional NORTE 2020.
Trata-se de um tapete com tecnologia que poderá identificar quem passa por cima dele.
Apesar de ser uma ideia interessante, identificar pessoas atualmente passa pelas câmaras que instalamos em casa ou num espaço que temos controlo. Mas há muito mais tecnologia que nos pode ajudar a detetar “intrusos”.
Assim, o HelpInTex pretende ser um tapete inteligente, confortável e antiderrapante, que ambiciona “revolucionar o setor têxtil, em particular, os têxteis-lar” e, em simultâneo, contribuir para a “redução da criminalidade em propriedade privada”.
Por trás desta tecnologia e de uma peça que é totalmente convencional, à primeira vista, está a inovação em duas referências: nos fios condutores integrados na estrutura têxtil do tapete e numa aplicação que recebe as informações desses fios e as transmite ao utilizador, indicando assim a presença e o movimento de visitas indesejadas.
A solução HelpinTex permitirá, por exemplo, que um cuidador receba, na sua ausência, alertas quando não for detetado movimento ou no caso de movimentos anómalos, permitindo-lhe intervir rapidamente e providenciar assistência médica ao seu paciente. Permitirá ainda, num âmbito diferente, funcionar como um sistema automático de deteção de intrusão.
Adicionalmente, o tapete atuará como elemento preventivo de quedas. Terá a funcionalidade de antiderrapante conseguida pela utilização de fios antiderrapantes, a desenvolver no projeto, totalmente integrados na estrutura têxtil. Esta abordagem permitirá garantir uma forte aderência ao piso e durabilidade do efeito.
Atenta à evolução dos materiais e tecnologias, a empresa António Salgado, líder do projeto, reuniu um consórcio onde conta com dois parceiros, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, que, de forma complementar, se propõem a desenvolver atividades de I&D para o desenvolvimento da solução HelpinTex.
O projeto chega este ano à sua última etapa de desenvolvimento, embora ainda sem data para chegar ao mercado, nem um valor indicativo de venda ao público.
Fonte: Citeve