‘Há Cultura | Cultura para todos’ é o projeto de educação pela arte apresentado ontem pela Câmara Municipal de Famalicão, cofinanciado pelo Programa Operacional NORTE 2020.
O projeto é promovido pelo Município de Famalicão e tem como investimento para este ano 309 758,22 euros, sendo 85% deste investimento (263 294, 49 euros) com apoio do NORTE 2020, através do FSE – Fundo Social Europeu.
Um projeto ambicioso que quer dar a todos os famalicenses acesso às atividades culturais, mas também que todos “possam ser agentes culturais num contexto de proximidade”, de acordo com o presidente da Câmara.
O vereador evidencia a capacitação de novos públicos, mas realçou aqui a importância de trabalhar com públicos mais vulneráveis e com pessoas com deficiência, criando capacidade artística nas comunidades.
No âmbito do projeto, o município chamou à participação dos famalicenses em projetos culturais para a inclusão, em Agosto e Setembro de 2019, nos vários domínios artísticos das artes performativas e artes visuais, com vista à formalização de uma proposta de candidatura à medida ‘Cultura para Todos’ a concretizar entre 2020 e 2021.
Após a reestruturação devido à pandemia de COVID-19, que inviabilizou o desenvolvimento do projeto durante o ano de 2020, o Município de Vila Nova de Famalicão pretende realizar, até Dezembro de 2021, 17 ações, repartidas por três tipologias de operação, e distribuídas pelo concelho.
Fonte: C.M.Famalicao/CorreioMinho