Potenciar o desenvolvimento de soluções de valor acrescentado focadas em Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, nas áreas da Energia, Transportes e Indústria, é um dos principais objetivos do projeto Green4Industry, cofinanciado pelo COMPETE 2020.
O projeto, dinamizado pelo CeNTI e focado na Sustentabilidade e na Digitalização, visa promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o ecossistema empresarial.
Ao otimizar o processo de partilha de informação e incentivar sinergias, o Green4Industry visa a integração de tecnologias disruptivas em processos, produtos e serviços tradicionais para todos os setores.
Pretende-se que as soluções tecnológicas sejam sustentáveis, com um ciclo de vida melhorado, e promovam o incremento da competitividade e resiliência industrial.
Para tal, o Centro de Nanotecnologia delineou um conjunto de iniciativas e ações de demonstração, disseminação e valorização dos resultados das investigações desenvolvidas e da sua exploração económica pelas empresas e mercados.
O projeto tem por base o Pacto Ecológico Europeu, estratégia de crescimento sustentável que visa atingir a neutralidade carbónica em 2050 e transformar a UE numa economia moderna, competitiva e eficiente na utilização dos recursos.
Integra um conjunto de ações, com vista à melhoria do bem-estar e da saúde dos cidadãos e das gerações futuras, proporcionando, entre outros benefícios, edifícios renovados e energeticamente eficientes, sistemas energéticos e inovações tecnológicas de ponta menos poluentes, produtos com maior durabilidade que possam ser reutilizados, reparados e reciclados, e uma indústria competitiva e resiliente a nível mundial.
Pretende estimular a procura por parte da indústria tradicional de soluções tecnológicas que possam alavancar o desenvolvimento de produtos/processos de valor acrescentado, e posicionar as indústrias nacionais nos mercados mais competitivos.
O Green4Industry visa consciencializar a Indústria sobre o impacto que a tecnologia pode ter na vida quotidiana e potenciar a integração de tecnologias e soluções inteligentes e sustentáveis na melhoria da qualidade e nível de vida, respeitando e maximizando o aproveitamento dos recursos locais.
É cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de cerca de 377 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 320 mil euros.
Fonte: Compete2020