‘Galeão do Sal’ regressa requalificado com apoio de fundos europeus

Dez 17, 2021 | Geral

Após um longo processo de recuperação, o antigo galeão do sal “Estou para Ver” regressa a Cascais e voltou hoje ao mar, para uma nova vida ao serviço de passeios temáticos e expedições científicas, com apoio de fundos europeus.

Com mais de 102 anos de história, esta embarcação foi recentemente recuperada e modernizada ao abrigo da candidatura ao Programa Operacional MAR 2020, e promete proporcionar à população e aos turistas um contacto mais próximo com a orla costeira de Cascais.

Contando com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, a cerimónia de apresentação do “Estou Para Ver” realizou-se esta manhã (às 11.00 horas), com a embarcação a deixar o Cais de Eventos da Marina de Cascais.

A requalificação deste galeão centenário foi feita no estaleiro “Jaime Costa” em Sarilhos Pequenos, na Moita, através do modelo de construção naval tradicional e uma estrutura que envolveu o desmantelamento da cabine, convés e costado, mas também a substituição da cabine e cavernas, rota de proa, sobrequilha e quilha.

A embarcação tem agora novos equipamentos de navegação, comunicação e segurança, bem como um motor que permite transportar até 40 passageiros e tripulação.

O “Estou Para Ver” – com 8,52 metros de comprimento, 4,90 metros de boca e 1,33 metros de pontal – é uma das poucas embarcações tradicionais portuguesas que se encontram a navegar nos dias de hoje.

Num futuro próximo, ficará ligado ao Museu do Mar Rei D. Carlos, sob a gestão da Fundação D. Luís I, que o disponibilizará para passeios temáticos, conferências e expedições científicas a bordo, direcionadas para instituições de ensino, coletividades e turistas.

 

Fonte: DN/CMCascais