O futuro Centro Materno Infantil de Gaia e Espinho, orçado em 14,6 milhões de euros, terá nove salas de parto individuais, capacidade para 82 camas e 16 incubadoras, com apoio de fundos europeus.
O novo equipamento será cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional NORTE 2020.
O Centro Materno Infantil de Gaia e Espinho terá serviço de urgência de Obstétrica e Ginecológica, bloco de partos equipado com nove salas de parto individuais, bloco operatório, uma unidade de Neonatologia e Cuidados Intensivos Neonatais com 14 boxes e dois quartos de isolamento, bem como zona de internamento de Ginecologia e Obstetrícia.
Já a zona de internamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica terá 14 quartos, enquanto o berçário contará com 34. A capacidade total do equipamento é de 82 camas e 16 incubadoras.
Sem adiantar data para abertura do novo equipamento, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) especificou que a empreitada, que faz parte da fase C de requalificação desta unidade hospitalar, teve um custo total de 14,6 milhões de euros.
Desse valor, 11,6 milhões de euros foram gastos na construção da infraestrutura, 2,4 na aquisição de equipamentos e eletromedicina, e 528 mil euros em tecnologias da informação.
Fonte:Lusa/CHVN