O projeto FLEX 360 quer tornar a fábrica de louça de grés da Vista Alegre como a mais flexível e eficiente do mundo, recorrendo a processos inovadores e únicos no setor a nível mundial, com equipamentos tecnologicamente avançados, combinando flexibilidade com automação, para um aumento de capacidade produtiva.
Apoiado pelo Programa COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, o projeto FLEX 360 envolve um investimento elegível de cerca de 9,6 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1,4 milhões de euros.
O projeto FLEX 360 é um projeto de Inovação Produtiva na fábrica de grés da Vista Alegre em Aveiro, e tem como objetivo promover o aumento de capacidade produtiva nas instalações para pelo menos mais 30% da capacidade existente em 2020, e o enfoque na internacionalização dos produtos Vista Alegre.
Para tal, recorre a processos inovadores e únicos no setor a nível mundial e mais flexíveis, com a utilização de novos equipamentos tecnologicamente avançados e de maior automatismo, graças à Industrias 4.0. Espera-se assim que o FLEX 360 permita produzir em simultâneo e com grande flexibilidade duas famílias de produtos complementares: forno e mesa.
O projeto pretende também atuar ao nível da Sustentabilidade, Circularidade e Descarbonização, na medida em que quer estar na linha da frente e adotar as melhores práticas globais.
Para além da integração e incorporação de equipamentos de última geração, que permitem alcançar uma elevada eficiência energética e a redução dos níveis de emissões de CO2, pretende-se introduzir um conjunto de medidas que garantam uma empresa sustentável, competitiva e com baixo impacto ambiental.
Tratando-se de um projeto de investimento de valores significativos (9,7M€), o contributo do COMPETE 2020 foi crítico para a decisão de investimento, permitindo alargar o âmbito do projeto e chegar a um aumento de capacidade superior ao que decorria se o investimento fosse exclusivamente imputado à promotora Vista Alegre.
Fonte: Compete2020