Filmes sobre Fundos Europeus ganham Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa»

Mai 16, 2022 | Notícia

No dia 9 de maio foram anunciados os vencedores da quinta edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa no Jardim Público de Évora, integrado nas comemorações do Dia da Europa organizadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Destaca-se o documentário vencedor na Categoria Nacional «O Que Ficará dos Fundos Europeus» de Anabela Almeida da RTP1, que contou com o apoio da AD&C no fornecimento de dados e indicadores relevantes.

Também a reportagem «Este mar que a UE nos deu» ganhou na Categoria Regional e faz um balanço ao anterior Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas e aos investimentos que ajudou a concretizar na região de Aveiro.

Esta região está entre os distritos que mais recorreu ao Programa Operacional MAR 2020. De acordo com o documentário “Os números oficiais, disponibilizados pela equipa de gestão do MAR 2020, indicam que o distrito de Aveiro teve um total de 174 projetos aprovados, que envolvem um investimento de 27,9 milhões de euros.”

Assista AQUI:

Autoria: Anabela Almeida / RTP1

 

5º EDIÇÃO DO PRÉMIO «FERNANDO DE SOUSA»

Nesta 5º Edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa», os temas das peças apresentadas a concurso foram bastante diferenciados e refletem o ano de 2021 abrangido por esta edição.

Impacto e respostas à pandemia criada pelo coronavírus, aumento de movimentos populistas e de extrema-direita, partidos políticos portugueses, sustentabilidade, energia, agricultura, integração de migrantes e refugiados, proteção de direitos fundamentais, políticas sociais, desmitificação da deficiência, empreendedorismo, Brexit, cultura e desinformação, foram os temas abrangidos.

Este PRÉMIO promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social, que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.

Serve, ainda, para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus.

Saiba TUDO AQUI!

 

Fonte: CEPortugal