Eurobarómetro revela perceção positiva dos cidadãos relativa à Política Regional

Out 14, 2019 | Sem categoria

Inquérito Flash Eurobarómetro sobre o conhecimento e a perceção que os cidadãos têm da Política Regional revela que a grande maioria dos europeus (81 %) considera que os projetos financiados pela UE têm um impacto positivo na sua vida.

 

Isto quando conhecem efetivamente esses projetos, o que só acontece em 40 % dos casos.

 

A Comissão Europeia sublinhou a necessidade de uma maior comunicação por parte das autoridades e dos beneficiários dos programas sobre projetos financiados pela UE, e estabeleceu novos requisitos nesta matéria na sua proposta para a próxima política de coesão.

 

Entre estes requisitos contam-se um Plano de Comunicação para todos os Programas, atividades nas redes sociais e a organização de eventos em torno de projetos importantes.

 

De acordo com o Eurobarómetro, a maioria dos inquiridos afirmou que a UE deveria investir mais na Educação, na Saúde ou nas Infraestruturas sociais (91 %) e no Ambiente (90 %), e que deve centrar-se nas regiões com elevados níveis de desemprego (69 %), nas zonas urbanas desfavorecidas (54 %) e nas zonas remotas e montanhosas (52 %).

 

Estas respostas coincidem com as prioridades políticas propostas pela Comissão para a próxima política de coesão e salientam as prioridades dos cidadãos a nível nacional.

 

Ligações úteis:

 

| Índice de Competitividade Regional da UE 2019

 

| Eurobarómetro sobre a consciência e a perceção que os cidadãos têm da política regional – Respostas por país

 

 

Fonte: Rep.CE Portugal