Foi reabilitado, com apoio de fundos europeus, o Mercado Municipal de Alhos Vedros onde agora nasceu o projeto FAVO – Fábrica de Artes Visuais e Ofícios para fomentar o apoio à atividade artística na região.
O Município da Moita contou com o apoio do Programa Lisboa 2020, para levar a cabo esta revitalização do Mercado Municipal, reocupando o núcleo urbano e salvaguardando edifícios que fazem parte da história local.
A intervenção visou ainda dar um aspeto mais contemporâneo e arrojado ao edifício, beneficiando-se também o espaço exterior envolvente, naturalizando-o eliminando barreiras e obstáculos ao acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
O espaço pretende gerar dinâmicas sociais e fomentar o apoio à atividade artística, através do acolhimento de residências artísticas, além de feiras e eventos relacionados com as artes e ofícios.
O projeto representou um investimento de mais de 75 mil euros, com um apoio de mais de 37 mil euros do FEDER provenientes do Lisboa 2020, para incentivar o associativismo, proporcionando espaços de criação, debate e reflexão, no âmbito das artes visuais.
Fonte: Lisboa2020