O projeto Centro de Observação da Natureza do Barroso, da Câmara Municipal de Boticas, conta com mais uma infraestrutura de dinamização que visa aumentar a oferta turística deste equipamento, com apoio do Programa Operacional NORTE 2020.
O Parque Boticas – Natureza e Biodiversidade (BNB) e a sua área envolvente tem sido dotado com infraestruturas e equipamentos, investimentos que decorrem da candidatura NORTE-06-3928-FEDER-000173- “Centro de Observação da Natureza do Barroso – Fase II“, com investimento total elegível de 249.537,19€ e uma comparticipação FEDER de 212.106,61€, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85% do custo total elegível da operação.
Numa primeira fase da candidatura, foi construído um percurso de arborismo direcionado para um público mais jovem, nomeadamente crianças e adolescentes, numa vertente contemplativa e em que o objetivo era promover a observação da natureza em percursos de baixa dificuldade, proporcionando momentos de aventura aos participantes e, simultaneamente, uma forte ligação com o meio natural, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência de preservação ambiental.
Dadas as caraterísticas e a elevada procura deste tipo de equipamentos desportivos por parte dos visitantes do BNB, a Autarquia decidiu, numa segunda fase do projeto, construir um percurso de arborismo para adultos, junto ao parque infantil.
O circuito é constituído por 12 pontes suspensas e um slide, instalado em árvores (abetos e carvalhos), sendo que as pontes suspensas estão instaladas entre os 2 e os 6 metros de altura, através de plataformas octogonais em madeira.
O acesso ao percurso suspenso é feito através de uma escada colocada no solo, local onde está acessível um painel informativo com as orientações técnicas, normas de acesso e utilização, bem como a capacidade de carga do equipamento.
Além disso, foi adquirido o equipamento de proteção individual necessário para que os utilizadores possam usufruir do equipamento em segurança.
Os visitantes do BNB têm agora mais uma infraestrutura para desfrutarem de um circuito de plataformas entre árvores e do contacto direto com a natureza, o que torna o Centro de Observação da Natureza do Barroso num espaço cada vez mais dinâmico e direcionado para as diferentes faixas etárias.
Fonte: C.M.Boticas