Convento de Braga reabre requalificado com apoio de fundos europeus

Out 28, 2024 | Notícia, Projetos

O Convento de São Francisco de Real, em Braga, voltou a abrir depois de ter tido obras de requalificação, que custaram cerca de 2,5 milhões de euros, cofinanciadas pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (850 mil euros), através do Programa NORTE 2020.

A reabilitação vai permitir a integração do edifício, erguido há mais de 500 anos pelo então arcebispo D. Diogo de Sousa, num circuito de visita que abrange o mausoléu de São Frutuoso e a Igreja de São Jerónimo.

O monumento será aberto à visitação interpretada, com um circuito que engloba os dois primeiros pisos do convento, o mausoléu, a igreja e a sacristia.

Permitirá também disponibilizar espaços de trabalho para a unidade de Arqueologia da UMinho, que assegurará o serviço educativo e a produção de conteúdos para complementar a visita.

Aproveitando a inauguração do convento, no passado dia 26, o projeto cívico e cultural Amigos do Convento lançou a exposição fotográfica “Perto do fim das coisas assim – Alguns retratos”, que está disponível online, em www.amigosdoconvento.pt.

A mostra, da autoria do fotojornalista Hugo Delgado, é constituída por 30 fotografias a preto e branco e retrata a intervenção realizada no edifício.

 

Fonte: C.M. Braga/JN