O dia 25 de abril marcou o início das viagens em comboios de tração elétrica no troço Viana do Castelo – Valença na Linha do Minho, concluídas que foram as obras de modernização e eletrificação com apoio de fundos da União Europeia (UE).
Inserido no Plano de Investimentos FERROVIA 2020, o projeto teve um investimento superior a 19 milhões de euros com o apoio do Programa Operacional COMPETE 2020, e complementa a intervenção realizada no troço Nine – Viana do Castelo.
Tendo já sido terminada a fase de testes e de obtenção de certificação, e concluídas as obras realizadas pela Infraestruturas de Portugal (IP) o operador CP – Comboios de Portugal disponibilizou este novo serviço.
A intervenção no troço da Linha do Minho, com cerca 49 quilómetros, englobou os seguintes trabalhos:
- Instalação de catenária
- Alteamento das plataformas de passageiros, beneficiando as condições de acesso dos passageiros ao comboio, nomeadamente para as pessoas com mobilidade condicionada
- Execução de duas estações técnicas de 750 metros para comboios de mercadorias, que asseguram o reforço da capacidade da linha, a circulação de comboios com maior carga e, consequentemente, uma importante redução dos encargos de transporte para os operadores ferroviários
- Estabilização de taludes, melhoria dos sistemas de drenagem e das estruturas de suporte e contenção existentes ao longo do troço, reforçando as condições de fiabilidade e segurança
- Rebaixamento da via-férrea nos Túneis de Seixas e Gondarém, por forma a permitir a instalação da catenária
- Impermeabilização dos túneis de Caminha, Seixas e Gondarém
A conclusão desta empreitada foi assinalada, a 26 de abril, com uma viagem de comboio e uma sessão de apresentação, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do Presidente da IP, António Laranjo, do Presidente da CP, Nuno Freitas, entre outros convidados.
Na cerimónia o Presidente da IP, António Laranjo, fez a APRESENTAÇÃO deste empreendimento que agora permite viajar em toda a sua extensão, 134 quilómetros, entre a cidade do Porto e a fronteira com Espanha, em Valença, com o sistema de tração elétrica.
Fonte: IP/Compete2020