O município do Barreiro com o apoio do Programa Lisboa 2020, lançou o projeto Barreiro A – Centralidade Acessível com o objetivo de requalificar o tecido urbano para que seja acessível a todos os cidadãos, em particular os que têm mobilidade reduzida.
O investimento teve como objetivo principal a integração da Estação Ferroviária do Barreiro – A no centro urbano da cidade, pelo prolongamento da Rua Stara Zagora, beneficiando a acessibilidade pedonal, a requalificação do espaço público em torno da estação ferroviária, com um desenho urbano atrativo, confortável e inclusivo para o peão.
O centro da cidade é agora um lugar de mobilidade universal, graças a um investimento de cerca de 637 mil euros e um apoio FEDER de 391 mil euros, provenientes do Lisboa 2020.
Foi criada uma ligação fluida e direta entre o centro da cidade e a Estação Ferroviária do Barreiro A, barreiras automáticas nos canais de atravessamento pedonal, semaforização e sinalização sonora, que beneficiam o atravessamento por invisuais, sendo estes apenas alguns exemplos das soluções introduzidas, para assegurar o direito à mobilidade por todos os cidadãos.
Por outro lado permitiu assegurar o direito à mobilidade para todos os cidadãos, pela supressão de barreiras arquitetónicas no espaço público e pelo nivelamento dos percursos pedonais, tornando mais cómoda a circulação por transeuntes com mobilidade reduzida.
Fonte: Lisboa2020