CE quer reforçar apoio a jornalismo de investigação e liberdade de imprensa

Nov 23, 2020 | Sem categoria

A Comissão Europeia (CE) lançou um Convite à Apresentação de Propostas, no valor de 3,9 milhões de euros, para reforçar o seu apoio à liberdade dos meios de comunicação social e ao jornalismo de investigação e responder às violações da liberdade de imprensa e dos meios de comunicação social.

 

Este convite à apresentação de propostas faz parte de uma série de projetos cofinanciados pela UE para apoiar o pluralismo e a liberdade dos meios de comunicação social descritos nesta Ficha Informativa.

 

Em concreto, este pacote visa “apoiar jurídica e materialmente a formação de jornalistas de investigação, promover a partilha de conteúdos, a criação conjunta e a tradução de peças jornalísticas de interesse geral”, bem como “monitorizar as violações da liberdade de imprensa e dos meios de comunicação social para assegurar que o público em geral e as instituições europeias disponham de informação fiável e abrangente”, elencou a instituição.

 

O prazo de candidatura termina em 20 de janeiro de 2021.

 

O convite destina-se a ONG, organizações internacionais e universidades, devendo cada projeto envolver parceiros de, pelo menos, dois países. Os coordenadores de projetos devem estar sediados na UE.

 

A este respeito, a vice-presidente dos Valores e Transparência, Vera Jourová, declarou: «O nosso relatório sobre o Estado de direito em setembro lançou uma luz sobre os perigos que os jornalistas de investigação enfrentam no seu trabalho quotidiano, incluindo ameaças físicas e em linha. Este convite à apresentação de propostas é outro exemplo concreto de apoio ao jornalismo para fazer face à crise, particularmente grave para o setor dos meios de comunicação social, e prosseguir o seu trabalho insubstituível para manter as nossas democracias saudáveis».

 

Por seu lado, Thierry Breton, comissário do Mercado Interno, acrescentou: «Congratulo-me com o lançamento deste convite à apresentação de propostas, que, para além de apoiar o jornalismo de investigação necessário para exercer a vigilância sobre os decisores políticos, revelar escândalos de corrupção e promover a integridade, também vai promover o jornalismo de qualidade. Ajudará os jornalistas a adquirir as competências e os conhecimentos de que necessitam para apoiar a liberdade e a diversidade dos meios de comunicação social na Europa.»

 

 

Fonte: RAPID-UE