Carlos Moedas encerra Roteiro da Ciência nos Açores

Jul 24, 2019 | Sem categoria

O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, e gestor do Programa Horizonte 2020, inicia, esta quarta-feira, uma visita de três dias aos Açores, que encerra o Roteiro da Ciência que foi promovido em várias regiões e cidades portuguesas.

 

Nos Açores, Carlos Moedas estará em São Miguel e no Faial e como nas demais etapas do Roteiro da Ciência, Moedas terá contactos próximos com a única instituição de ensino superior nos Açores, laboratórios, centros de investigação, start-ups e PMEs com elevados índices de investimento em Inovação.

 

Após a sua chegada a São Miguel, encontrar-se-á com o Presidente do Governo Regional dos Açores, no Palácio de Sant’Ana, que durará cerca de uma hora e um quarto, ao que se segue uma visita ao Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, o que será feito durante uma  hora e meia.

 

No segundo dia, quinta-feira, Carlos Moedas, que será acompanhado nesta deslocação aos Açores pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, desloca-se ao NONAGON, onde ficará a conhecer a actividade dos Parques de Ciência e Tecnologia de São Miguel e da Terceira, inteirando-se, depois, do andamento do Atlantic International Research Center (AIR Center), do Azores International Satellite Launch Programme e do projeto Forward.

 

Ainda durante este dia, está previsto um encontro sobre o futuro da ciência na Europa e o papel dos Açores, com a participação de investigadores, professores universitários e representantes de start-ups e do sistema tecnológico e empresarial regional.

 

O encontro, que decorrerá entre as 11h00  as 13h00 intitula-se ‘Diálogo-Encontro com os cidadãos: futuro da ciência na Europa e o papel dos Açores’.

 

Os oradores são o próprio Comissário Europeu , o Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia dos Açores, e o Reitor da Universidade dos Açores. À tarde, a partir das decorrerá uma visita à Central Geotérmica do Pico Vermelho.

 

Na sexta-feira, já na ilha do Faial, Carlos Moedas visita o submarino Lula, da fundação Rebikoff-Niggeler, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, o Deep-SeaLab, do Instituto do Mar, e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. O Comissário Europeu fará, nessa ilha, a última etapa do Roteiro da Ciência em Portugal.

 

O ROTEIRO DA CIÊNCIA

 

O Roteiro da Ciência consiste na visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, às cidades e regiões portuguesas mais inovadoras e ativas na produção científica de excelência.
 

O Roteiro da Ciência do Comissário Carlos Moedas, levou-o a Coimbra, Madeira, Minho, Aveiro, Viseu e Vila Real, e teve início durante as comemorações dos 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

 

Desde 1986, o país mudou e a forma como se faz ciência também. Desde 1986, Portugal já recebeu mais de 945 milhões de euros dos programas-quadro europeus de Investigação e Inovação, revela a Representação em Portugal.
 

Portugal, ainda de acordo com nota da Representação em Portugal da Comissão Europeia, está hoje bem posicionado para beneficiar de todas as potencialidades oferecidas pelo Horizonte 2020, apostando numa economia assente na diferenciação pelo investimento na Inovação. 
 

 

Fonte: Rep. CE Portugal/Correio Açores