Candidaturas abertas a Centros de Excelência Profissional

Out 18, 2019 | Sem categoria

No âmbito do Programa Erasmus+ Ação-Chave 3 ‘Apoio à Reforma das Políticas’, estão abertas candidaturas a Centros de Excelência Profissional até 20 de fevereiro de 2020.

 

O objetivo global do CONVITE é o de apoiar o estabelecimento e desenvolvimento de plataformas de cooperação transnacional de Centros de Excelência Profissional (CEP) para ligar centros que funcionam num determinado contexto local a nível europeu.

 

As plataformas de cooperação transnacional ligarão os CEP que partilham interesses comuns em atividades e setores específicos (por exemplo, aeronáutica, eletromobilidade, cuidados de saúde, turismo, etc.).

 

As plataformas também desenvolvem em conjunto abordagens inovadoras para enfrentar desafios societais, tecnológicos e económicos (por ex., alterações climáticas, digitalização, inteligência artificial, objetivos de desenvolvimento sustentável, integração de migrantes, apoio a aprendentes com deficiência/necessidades especiais, reconversão de pessoas com baixas competências e/ou níveis baixos de qualificação, etc.).

 

As plataformas criarão pontos de referência de craveira mundial para a formação profissional. Estas serão inclusivas e ligarão os CEP existentes em diferentes países ou expandirão o modelo ao ligar CEP bem estabelecidos num país com parceiros noutros países que pretendem desenvolver CEP no seu ecossistema local, contribuindo assim para a “convergência ascendente” da excelência do ensino e formação profissionais (EFP).

 

Os CEP adotarão uma abordagem ascendente da excelência em que as instituições de EFP sejam capazes de adaptar rapidamente a oferta de competências à evolução das necessidades locais.

 

Os centros visam reunir um conjunto de parceiros locais/regionais, tais como prestadores de EFP inicial e contínua, instituições de ensino superior, incluindo universidades de ciências aplicadas e institutos politécnicos, instituições de investigação, parques científicos, empresas, empresas sociais, conselhos de competências setoriais, associações profissionais/do setor, autoridades nacionais e regionais e agências de desenvolvimento, serviços públicos de emprego, etc.

 

Saiba mais sobre os Centros de Excelência Profissional

 

 

Fonte: CE/Erasmus+