Bioprime: A embalagem amiga do ambiente

Set 7, 2023 | Notícia, Projetos

O projeto Bioprime propõe o desenvolvimento de um polimérico biodegradável e apto para compostagem doméstica, com resistência a elevadas temperaturas e com excelentes propriedades barreira.

 

Na última década, tem-se verificado um aumento sistemático da exigência dos requisitos técnicos utilizados na produção de embalagens plásticas, assim como uma crescente preocupação para as questões ambientais e de sustentabilidade.

 

Foi com base nestas premissas que a Cabopol desenvolveu o projeto Bioprime, o qual pretende desenvolver um composto polimérico biodegradável, que cumpra, em termos de sustentabilidade ambiental, os seguintes objetivos:

– Seja constituído por um mínimo de 80% de materiais provenientes de fontes renováveis, objetivando-se, mesmo, atingir os 100%;

– Seja apto para compostagem doméstica sendo que, para tal, deverá apresentar uma baixa temperatura de transição vítrea;

– Apresente uma elevada resistência à temperatura, de modo a ser utilizado em embalagens para o sector alimentar (cápsulas de café, copos de café/chá e refeições quentes pré-cozinhadas).

 

As embalagens plásticas tradicionais demoram cerca de 500 anos a desaparecerem na natureza. A Bioprime propõe o desenvolvimento de um produto que demora cerca de 12 semana a ser biodegradado, representando um impacto bastante significativo para o meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta nova solução traduz-se numa solução totalmente inovadora no mercado mundial, pretendendo-se o desenvolvimento de uma solução versátil e escalável, que permita a sua aplicação na fabricação de embalagens rígidas e flexíveis para diferentes setores.

 

O projeto é promovido pela CABOPOL – Polymer Compounds, S.A. e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 2,3 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,4 milhões de euros.

 

Fonte: COMPETE 2020