Barcelos inaugura requalificação de três escolas, com apoio de fundos europeus

Mar 25, 2024 | Notícia, Projetos

O Município de Barcelos inaugurou a 20 e 21 de março, as obras de reabilitação da Escola Básica EB1-JI de Carapeços, de requalificação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa e as obras de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Martim.

Simultaneamente também foram inauguradas três novas Bibliotecas Escolares, uma em cada estabelecimento de ensino.

Na requalificação e ampliação destes três edifícios, o Município investiu 3,260 milhões de euros, sendo que estas operações foram cofinanciadas pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Escola EB1-JI de Carapeços

A requalificação do edifício assentou nas soluções consideradas mais vantajosas do ponto de vista térmico-construtivo, dando resposta às propostas do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O principal objetivo foi o aumento da eficiência energética, obtido através da melhoria da envolvente do edifício, através da intervenção nas fachadas, coberturas e espaços envidraçados.

Na estratégia de reabilitação térmica, no isolamento das paredes exteriores, houve o cuidado de preservar a imagem ornamental das fachadas. Também houve intervenções nas zonas das salas de aula com destaque para os pavimentos reduzindo em quase 50% as perdas em termos climáticos.

As coberturas também foram completamente renovadas sendo colocados painéis sandwich com 8 cm de isolamento. A intervenção custou 917 mil euros.

Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa

A requalificação e a ampliação das instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa consistiram na melhoria das condições deste estabelecimento escolar que agora tem seis salas de aula, uma biblioteca, um refeitório, áreas de apoio, sala de professores e instalações sanitárias para a Escola Básica e para o Jardim de Infância.

A intervenção acautelou novas acessibilidades ao edifício, agora adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida. Foi privilegiada a traça arquitetónica do edifício principal (edifício do Plano dos Centenários), adequando a ampliação à construção existente, à topografia e à envolvente. O custo da intervenção cifrou-se em mais de 1, 5 milhões de euros.

Escola Básica de Martim

A reabilitação e ampliação da Escola Básica de Martim ficou em 800 mil euros, para recuperar, melhorar e ampliar o edifício existente. A escola de Martim integra o conjunto de edifícios escolares designados por “Plano dos Centenários”, com dois pisos, e uma área bruta de construção de aproximadamente 612 metros quadrados.

A nova intervenção no edifício incluiu a substituição dos pavimentos exteriores, pavimentos interiores, coberturas, caixilharias e equipamentos sanitários. A ampliação criou novos espaços de apoio às oito salas de aula existentes.

Nas inaugurações, estiveram presentes, além do Presidente da Câmara Municipal e da Vereadora da Educação, os diretores dos Agrupamentos a que pertencem as escolas, os patronos das Bibliotecas Escolares, e os presidentes de Junta de cada uma das freguesias.

Saiba mais aqui.

 

Fonte: C.M. Barcelos