Apoios à Vida Independente de pessoas com necessidades especiais

Nov 21, 2019 | Sem categoria

500 pessoas com necessidades especiais estão a ser acompanhadas por assistentes pessoais contratados pelos Centros de Apoio à Vida Independente.

 

A escolha dos assistentes e o plano de atividades, são definidos pelos próprios utentes neste programa que é financiado por Fundos da União Europeia, através do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

 

O Modelo de Apoio à Vida Independente – MAVI, materializa-se através da criação destes Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI), estruturas responsáveis pela disponibilização de assistência pessoal às pessoas com deficiência.

 

Os CAVI foram criados enquanto núcleos autónomos de Organizações Não Governamentais para Pessoas com Deficiência (ONGPD) que tenham a natureza jurídica de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) tendo capacidade para apoiar um mínimo de 10 e um máximo de 50 pessoas.
 

Cabe a esta estrutura a função de gestão, de coordenação e de apoio dos serviços de assistência pessoal, tendo como competência genérica a conceção, implementação e gestão dos projetos-piloto, no âmbito da vida independente.

 

Consulte aqui a Lista de Projetos-piloto MAVI cofinanciados no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – Programas Operacionais do Portugal 2020.

 

Fonte: INR/RTP