Aplicações móveis de rastreio de contactos para limitar a propagação do coronavírus

Abr 17, 2020 | Sem categoria

Com o apoio da Comissão, os Estados-Membros da União Europeia (UE) desenvolveram um conjunto de instrumentos europeu destinado à utilização de aplicações móveis de alerta e rastreio de contactos para responder à pandemia do coronavírus.

 

Esta iniciativa insere-se numa abordagem coordenada comum de apoio à supressão gradual das medidas de confinamento, que foi objeto de uma Recomendação da Comissão na semana passada. 

 

Desde que o surto do coronavírus adquiriu proporções de pandemia, os Estados-Membros, apoiados pela Comissão, têm vindo a examinar aspetos de eficácia, segurança, privacidade e proteção de dados ligados a soluções digitais para enfrentar a crise.

 

Aplicações de rastreio de contactos, se plenamente conformes com as disposições da UE e bem coordenadas, podem ter um papel fundamental a desempenhar em todas as fases da gestão da crise, especialmente quando chegar o momento de aliviar gradualmente as medidas de distanciamento social.

 

Estas aplicações podem servir de complemento ao rastreio “manual” dos contactos e contribuir para a interrupção da cadeia de transmissão do vírus.

 

Acompanha este conjunto de instrumentos uma série de Orientações no domínio da proteção de dados referentes às aplicações móveis em causa, também publicadas ontem.

 

Saiba mais e assista ao vídeo AQUI.

 

Fonte: CE