A AD&C participou, dia 26 de novembro, no evento de Encerramento do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020.
A Agência para o Desenvolvimento e Coesão, esteve representada pela sua Presidente, Cláudia Joaquim, na sessão de abertura, ao lado de Marika Sandell da Comissão Europeia (DG Regio) e Vitor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal, neste encontro que teve lugar em São Brás de Alportel.
O evento foi de balanço e retrospetiva do que os fundos europeus tornaram possível, do que materializaram e melhoraram na região do Algarve.
Arrancou com a abertura da Mostra de Projetos, a que se seguiu a apresentação de Resultados do CRESC Algarve 2020, no período de programação 2014-2020.
No total foram aprovadas mais de 1500 operações que absorveram a dotação global disponível para o programa (318.6 milhões de euros), alinhadas com as prioridades estratégicas nacionais bem como as prioridades enunciadas na Estratégia Europa 2020.
O CRESC Algarve 2020 assentou a sua estratégia num modelo territorial e socioeconómico mais forte, competitivo, inclusivo e sustentável no tempo. Gerou consensos e mobilizou a região do Algarve para um desenvolvimento equilibrado assente na valorização do conhecimento, na promoção do empreendedorismo, das qualificações e da valorização territorial com o apoio dos fundos europeus.
O encontro contou com dois painéis dedicados aos temas: “Da União Europeia ao Algarve – A implementação da Política de Coesão na região” e “Competitividade, inovação e especialização regional – contributos do setor da Saúde”.
Participaram na sessão de encerramento o Presidente da Comissão Diretiva do ALGARVE 2030, José Apolinário, os ex-Presidentes da Comissão Diretiva do CRESC Algarve 2020, David Santos e Francisco Serra, o Vogal Executivo do ALGARVE 2030, Aquiles Marreiros e Laurent Sens da Comissão Europeia (DG EMPL), além de outras individualidades.
Em paralelo, realizou-se a Mostra de projetos apoiados pelo CRESC Algarve 2020.
Fonte: Algarve2030