Já foram anunciados os finalistas dos Prémios RegioStars 2024, em que Portugal se destaca com três projetos apoiados por fundos europeus.
“ECOGRES 4.0” com apoio do Programa COMPETE 2020, “Realiza.te: a Collaborative Journey” com apoio do CENTRO 2020 e “Human Power Hub” com apoio do POISE/Portugal Inovação Social, são os projetos portugueses que concorrem na final.
O ECOGRES 4.0 concorre na categoria UMA EUROPA VERDE. Trata-se de um projeto que se intitula Uma Revolução Verde na Cerâmica! Desenvolveu pastas cerâmicas sustentáveis utilizando uma filosofia de economia circular. Incorporou resíduos das indústrias cerâmica e não cerâmica, produzindo novas linhas de produtos mais sustentáveis. O sucesso do projeto e dos produtos desenvolvidos levou à criação de uma empresa derivada, a ECOGRES-Ecological Ceramics, Ltd. Esta nova empresa produzirá novas linhas de produtos sustentáveis, assinalando um passo significativo em matéria de inovação ecológica.
O projeto Realiza.te: uma Jornada Colaborativa concorre na categoria UMA EUROPA SOCIAL E INCLUSIVA e mostra os esforços colaborativos para combater o abandono escolar precoce e melhorar o sucesso educativo. Destaca intervenções personalizadas, equipas multidisciplinares e iniciativas centradas na equidade. Os resultados positivos incluem a redução das taxas de abandono escolar precoce e o aumento dos índices de ações que ultrapassam as médias regionais e nacionais. Esta metodologia oferece um modelo para a promoção da igualdade educativa através da parceria e da ação coletiva.
Já o Human Power Hub concorre na categoria UMA EUROPA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS e é o centro de inovação social de Braga, integrado na Empresa Municipal BragaHabit. Centra-se na aceleração e incubação de projetos empresariais com impacto social, promovendo a colaboração entre os setores público, empresarial, social e académico através da metodologia de “hélice quádrupla”. O seu objetivo é criar soluções inovadoras para os desafios sociais e melhorar a qualidade de vida nas comunidades locais.
Este ano, júri do REGIOSTARS avaliou um número recorde de candidaturas – 262 no total – e selecionou 25 finalistas.
Tal como nos anos anteriores, o público terá a oportunidade de votar no seu finalista favorito para o Prémio do Público.
A votação terá início a 2 de setembro neste sítio Web.
Os finalistas reunir-se-ão para a «ronda final» da avaliação do júri durante a #EURegionsWeek – Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em Bruxelas, onde vão apresentar seus projetos na frente de uma audiência ao vivo, bem como o júri.
Os vencedores serão anunciados dia 9 de outubro na cerimónia REGIOSTARS.
Desde a sua criação em 2008, o REGIOSTARS tornou-se o rótulo de excelência da Europa para projetos financiados pela UE que demonstram o impacto e a inclusividade do desenvolvimento regional.
Ao propor soluções para os desafios comuns e ao aproveitar as maiores oportunidades, o REGIOSTARS inspirou as regiões a concretizarem uma política regional da UE com um impacto cada vez maior.
As categorias são:
- 1: UMA EUROPA COMPETITIVA E INTELIGENTE
Promover a competitividade, a inovação e a resiliência económica - 2: UMA EUROPA VERDE
A transição ecológica como fator de desenvolvimento regional - 3: UMA EUROPA CONECTADA
Reforçar a mobilidade e a conectividade entre as regiões - 4: UMA EUROPA SOCIAL E INCLUSIVA
Concretizar uma Europa mais inclusiva tirando partido dos talentos regionais - 5: UMA EUROPA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS
Promover o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de territórios
Fonte: InforegioCE