No passado dia 29 de junho, teve lugar a cerimónia de inauguração da Área de Localização Empresarial de Porto de Mós, um projeto apoiado pelo Programa Centro 2020.
A sessão contou com a presença do Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que enalteceu, o papel determinante das empresas na vida do coletivo, como geradoras de riqueza e promotoras da qualidade de vida das populações. Reforçou ainda que a aplicação do dinheiro público e dos fundos europeus são uma responsabilidade acrescida para aqueles que fazem essa gestão e vê, assim, com muita satisfação a inauguração da nova área empresarial, que surge como motor de crescimento e desenvolvimento económico local.
Os novos lotes já se encontravam atribuídos antes da inauguração, para novas empresas que criarão cerca de duas centenas de postos de trabalho, sendo que a Área de Localização Empresarial de Porto de Mós surgiu com a necessidade de alargar, em espaço e oferta, a antiga Zona Industrial.
Assim, em 2022 iniciou-se a 1ª fase de ampliação do parque empresarial, materializada na infraestruturação de 35 novos lotes – 24 para indústria, 8 para comércio e armazenagem, 2 para serviços e 1 para equipamentos, com o principal propósito de reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas e fomentar a internacionalização da economia regional.
Para além do alargamento e construção de novos lotes, a obra incluiu intervenções em diversas infraestruturas, tais como a rede viária, sinalização e segurança, rede de saneamento básico, rede de águas, rede de gás, infraestruturas elétricas e de telecomunicações e arranjos exteriores.
Este projeto, financiado pelo Programa Operacional Centro 2020, representa um investimento total de 5.986.661,56€, com uma comparticipação do apoio financeiro da União Europeia de 1 617 685,45€, tornando-se no maior investimento feito pela Câmara Municipal de Porto de Mós em toda a sua história de atuação.
Fonte: C.M. Porto de Mós